Miller ou Danohoe?

Por José Rezende

O futebol, conta a história, chegou ao Brasil em 14 de abril de 1894, trazido por Charles Williams Miller, filho do escocês John Miller e de Carlota Alexandra Fox, brasileira descendente de ingleses. O garoto nasceu no bairro do Brás, em São Paulo, no dia 24 de novembro de 1874.

Em 1884, aos nove anos, Charles foi mandado para um internato na Inglaterra, o Banister Court School. Nos 10 anos em que permaneceu na Inglaterra, Charles Miller conheceu e praticou futebol. Quando desembarcou em São Paulo trouxe na bagagem duas bolas.

Porém, a primeira partida em solo brasileiro foi realizada um ano depois, em abril de 1895. O São Paulo Railway venceu o Team of Gaz por 4 a 2.

Para muitos, a realidade é outra. No sertão carioca, em Bangu, bairro integrado hoje à Zona Oeste, os primeiros técnicos têxteis ingleses vieram, em dois grupos, para implantar a fábrica de tecidos.

Os primeiros chegaram em 1891, instalaram a fábrica e retornaram à Inglaterra. Em 1892 chegou o segundo grupo, cujos componentes vinham de Manchester e Southampton, importantes centros têxteis.

Com emprego garantido, eles passaram a residir em Bangu, contribuindo para o desenvolvimento da região. Além de introduzir as atividades esportivas no bairro. No ano seguinte, foram contratados quatro técnicos da firma inglesa Plat Brothers and Co. de Southampton, entre eles o escocês Thomas Danohoe.

Amante do futebol, com passagem pelo Southampton, Danohoe esperava que se praticasse futebol no Brasil, razão pela qual achou desnecessário trazer uma bola de futebol. A frustração inicial aumentou, após aguardar alguns meses, quando a bola encomendada a um amigo que viajara à Inglaterra, não chegou.

Em 1894, o próprio Danohoe viajou para a Inglaterra a serviço. Ao retornar, como não poderia deixar de ser, lá estava na bagagem a joia rara: uma bola de futebol. Após ir de casa em casa, Danohoe conseguiu juntar dez companheiros e realizar a primeira partida, em abril de 1894, num terreno onde ele fincou quatro estacas, duas de cada lado, formando assim as traves. Cada equipe atuou apenas com cinco jogadores.

O número de interessados aumentou e as partidas passaram a ser realizadas com onze jogadores em cada time. Considerado o introdutor do futebol no Rio de Janeiro, Oscar Cox trouxe a primeira bola três anos depois de Danohoe.

Em 1901, a Companhia Progresso Industrial do Brasil cedeu uma área localizada ao lado da fábrica para a construção de um campo de futebol. A fundação de um clube para a prática esportiva aconteceu em 17 de abril de 1904: o Bangu Athletic Club.

No mesmo ano, surgiram o Botafogo Futebol Clube e o América Futebol Clube, dois anos após a fundação do Fluminense Futebol Clube. A camisa do Bangu, vermelho e branco em listras verticais, é igual ao do time inglês do Southampton.

No último dia 14 de abril, há 120 anos o futebol chegou ao Brasil. Quem é o pai do futebol brasileiro, Charles Miller ou Thomas Danohoe? Eis a questão…

 

  • Charles Miller, aos 17 anos, com o uniforme de jogo da Banister Court.

F 01

  • Edições da Gazeta Esportiva com Charles Miller nas capas.

F 02

  • O técnico têxtil Thomas Danohoe.

F 03

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *