AssociadosCampeonato BrasileiroCopa do BrasilCredenciamento

Nota Oficial 12 de maio de 2022

By 12 de maio de 2022 No Comments

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) e a Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro (ACERJ), representadas por seus respectivos presidentes Rubens Lopes e Eraldo Leite, estiveram na sede da CBF na tarde desta quinta-feira, 12 de junho, em reunião com o novo diretor de competições Júlio Avellar (recém empossado) e o diretor de comunicação Douglas Lunardi para discutir os processos de credenciamento dos jogos do Brasileirão e Copa do Brasil que se realizam no Rio de Janeiro.

Rubens Lopes pontuou que há quase 15 anos o credenciamento de imprensa do campeonato carioca vem sendo feito com sucesso pela ACERJ e que não entende o motivo da CBF não continuar com o modelo do Rio em jogos de suas competições nacionais. Tal incumbência, deve ser de quem conhece os profissionais e autoriza aqueles devidamente qualificados, tarefa que as entidades do desporto não têm expertise para realizar. Além de ser um preceito legal, garantido pela Lei Federal 12.395/2011, em seu artigo 90-F, que diz: “Os profissionais credenciados pelas Associações de Cronistas Esportivos, quando em serviço, têm acesso a praças, estádios e ginásios desportivos em todo o território nacional, obrigando-se a ocupar locais a eles reservados pelas respectivas entidades de administração do desporto”.

Eraldo Leite apresentou um dossiê com os credenciamentos feitos pela CBF no atual Brasileirão 2022 repletos de falhas, a maioria provocadas por um sistema arcaico e ineficaz, motivo pelo qual, a FERJ e a ACERJ decidiram fazer um credenciamento próprio e paralelo ao da CBF nas últimas duas rodadas, fato que gera desconforto para os cronistas esportivos, por exigir trabalho dobrado.

O novo diretor de competições Júlio Avellar se mostrou surpreso e fez muitas perguntas para entender o que está ocorrendo. Ambos os diretores da CBF se comprometeram a rever todo o processo, mas pediram tempo para tal, visto que processos e sistemas não se resolvem, num estalar de dedos. Porém, que será um tempo breve.

Ficou acordado que nas próximas rodadas o credenciamento vai ser feito via sistema da CBF, mas a ACERJ terá um papel fiscalizador com maior eficácia, apontando os erros que, porventura, aconteçam, com o poder de veto a pessoas ou veículos indevidamente credenciados.

Por fim, a ACERJ e a FERJ deixaram claro que não renunciam à exigência da credencial ACERJ (ou ACEB, para cronistas de fora do Estado do Rio) e deixaram a proposta de que, no estudo que passa a ser feito pela CBF, o caminho mais adequado seja: que a solicitação de credenciamento dos cronistas esportivos seja feita às Associações (aqui entendidas ACERJ e ARFOC, que credencia fotógrafos) e estas repassem as listas à CBF, que faria a supervisão nos estádios.

Seguimos em reunião permanente – CBF, FERJ, ACERJ e ARFOC – em busca das melhores soluções para as entidades e que sejam facilitadoras do trabalho dos cronistas esportivos.