Palestrantes do III Seminário ACERJ de Jornalismo Esportivo

Conheça os palestrantes e moderadores do III Seminário ACERJ de Jornalismo Esportivo. O evento acontece no dia 7 de março, das 13h às 20h, na sede da ABI, no Centro do Rio.

  • Luan Knaya, diretor de esportes do Twitter Brasil – @Knaya tem 10 anos de experiência em Produção de Conteúdo, Broadcasting, Marketing e Desenvolvimento de Produtos. No Twitter desde Maio de 2015, é responsável pelas parcerias na área de esportes no Brasil, incluindo grandes projetos com o futebol brasileiro, #Rio2016, entre outros. Antes de ingressar na empresa, trabalhou na Globo Internacional, na área de desenvolvimento e licenciamento de novos produtos, e no canal Esporte Interativo, onde atuou como gerente de desenvolvimento de produtos, comentarista, coordenador de mídia entre outras atividades. Luan Knaya é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Ibmec Business School e curso de especialização em Negócios na área de Entretenimento, Mídia e Esportes na Harvard Business School.
  • Bruno Rodrigues – jornalista, Consultor de Informação e Comunicação Digital, Autor dos livros ‘Webwriting’ [2000, 2006 e 2014] e de ‘Padrões Brasil e-Gov: Cartilha de Redação Web’ [2010], padrão brasileiro de redação online, Instrutor de Webwriting e Arquitetura da Informação no Brasil e exterior.
  • Cristina Dissat – mediadora –  diretora de Comunicação e Marketing da ACERJ / Blog Fim de Jogo – formada pela UFF (1983), com passagens pela Manchete, Fatos e Fotos e outras publicações da Bloch Editores. Pós-graduação em Comunicação Digital (2007), Em 1997/1998 começou a estudar e trabalhar em produção de conteúdo na internet na área de saúde e em 2004 na área de esportes sócia diretora da DC Press.
  • André Luiz Cardoso Lima – jornalista e professor. Coordenador acadêmico e pedagógico do curso de jornalismo e professor titular da Faculdade Pinheiro Guimarães; professor da Universidade Castelo Branco. Coordenador do Núcleo de Assessoria de Comunicação da Agência Castelo de ideias, na Universidade Castelo Branco. Produtor de Conteúdo e coordenador  de pauta e reportagem  da Agência de Fotografias AGIF nas editorias de Esporte, Cotidiano e Entretenimento. Sócio Executivo da Empresa AND Assessoria em Comunicação.
  • Sergio du Bocage –  Coordenador de Pauta e Reportagem de Esporte da EBC (TV Brasil / Rádio Nacional) / diretor financeiro da ACERJ – formado pela Universidade Federal Fluminense. Iniciou na carreira em 1982, no Jornal dos Sports, como estagiário. Exerceu diversas outras funções, até a editoria geral do jornal. De 2012 a 2015, foi comentarista da Rádio Globo. Apresentador do programa No Mundo da Bola, da TV Brasil, desde janeiro de 2012.
  • Rudy Trindade – Repórter fotográfico, vice-presidente da ARFOC Rio, Pós-graduado em Análise de Sistemas, Trabalha como repórter fotográfico, free lancer, para agências de notícias (Themapress, FramePhoto, Folha de São Paulo, Agência Estado, Gazeta Press, Brasil Photo, Fotocom) e em eventos sociais, corporativos e shows. Fotos publicadas em grandes jornais do Brasil (O Globo, O Dia, Extra, Jornal dos Esportes, Lance, Folha de São Paulo, Tribuna do Paraná, Diário de  Minas, e outros), sites de notícias na Internet(Terra, IG, Jovem Pan, Record, Bandeirantes…), revista no exterior(Japão) e em publicações editoriais. Áreas mais atuantes, esportes, eventos sociais/corporativo e shows.
  • Claudio Portella – jornalista e escritor. Apaixonado pela informação e por uma boa história. Autor dos livros 95 – A Tua Estrela Brilha, que conta tudo sobre o título brasileiro do Botafogo de Túlio Maravilha e de 2001 – Isso aqui é Flamengo, sobre o tricampeonato carioca rubro-negro que culminou no épico gol de Petkovic. Começou como repórter do jornal Lance!, no qual cobriu os grandes clubes do Rio de Janeiro. De lá foi para o Fox Sports onde trabalhou na pauta, comentou jogos e teve o Blog Sem Firula, focado em informações e opinião. Agora, trabalha como comentarista dos canais Esporte Interativo.
  • Rafael Marques – Vice presidente da ACERJ/ Rádio Globo – Coordenador de Esportes da Rádio Globo desde 2011, onde começou como repórter em 2002. Cobriu duas Copas do Mundo (2010 e 2014) e ganhou o Prêmio João Saldanha em 2011 com a melhor reportagem de rádio esportivo de 2010.
  • Martha Esteves 54 anos, é jornalista há 33 anos. Começou a carreira na Revista Placar nos anos 80. Passou pelo Jornal do Brasil, pela agência de notícias UPI, e foi subeditora do caderno de esportes do Jornal O Dia por 20 anos, onde ganhou prêmios e cobriu a Copa do Mundo no Brasil. Pelo site Globo Esporte.com cobriu a Olimpíada no Rio. Atualmente faz a produção jornalística de um documentário inglês sobre o futebol brasileiro e também participa do site Colabora.
  • Roberto Falcão – Gerente de Comunicação da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) desde 2015 e professor do curso de Jornalismo das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA) desde 2008. Trabalhou nos comitês organizadores dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos Rio 2007 (gerente de Imprensa), dos Jogos Mundiais Militares Rio 2011 (gerente de Imprensa), da Copa do Mundo Brasil 2014 (gerente de Operações de Imprensa em Estádios) e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 (gerente de Projetos Especiais em Operações de Imprensa). Também trabalhou para jornais, entre eles o Diário Lance! (editor executivo) e Jornal do Brasil (subeditor de Esportes), assim como para assessorias de imprensa (Approach, Textual, In Press, SPS e Edição Extra). Foi ainda professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Estácio de Sá e da Trevisan Escola de Negócios.
  • Thiago Asmar – Começou como estagiário na revista IstoÉ, no Jornal do Brasil e no jornal Lance! No Lance!, se tornou repórter especial. Lá, cobriu a Copa América de 2007. No mesmo evento, na Venezuela, fez reportagens de destaque. Na Globo, foi produtor por dois anos e, há cinco anos, atua como repórter. Realizou diversas coberturas como finais de Libertadores, Campeonatos Brasileiros, Copa das Confederações, Olimpíada e Copa do Mundo. Na copa de 2014, acompanhou a Seleção Brasileira durante todo o tempo para o Esporte Espetacular.
  • Dani Christoffer – Jornalista, mineira de Belo Horizonte, é atualmente âncora do programa esportivo “Stadium”, na TV Brasil. Começou sua carreira como apresentadora na MTV Minas, passando  pela TV Alterosa/SBT Minas. Em 2008, se mudou para o Rio de Janeiro, trabalhando como repórter no Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho. Em 2010, assumiu a apresentação do “Jornal do Rio” na Band, realizando também reportagens factuais diárias. Em 2015, lançou o Blog Esporte & Saúde, www.danichristoffer.com.  Em 2016, completou o ciclo olímpico como repórter, participando da cobertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, sendo uma das jornalistas responsáveis pela transmissão da Abertura e Encerramento dos Jogos, além de realizar boletins de entrevistas diários.  Durante três anos foi professora de “Telejornalismo Esportivo”, no curso de Pós Graduação na FACHA – Faculdades Integradas Hélio Alonso no Rio de Janeiro.
  • Marcos Eduardo Neves
  • Marlos Bittencourt
  • Roberto Sander
  • Mário Andrada
  • Octávio Azeredo
  • Douglas Nascimento

 

 

 

Apoio

   

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *