Seminário ACERJ 2015 de Jornalismo Esportivo

Confira abaixo a lista de palestrantes para o Seminário da ACERJ 2015  de Jornalismo Esportivo: As mudanças táticas e técnicas na mídia. O evento acontece na UVA Tijuca, Rua Ibituruna, 108, de 9h às 21h:

  • Marcos Penido – Presidente da ACERJ

Trabalhou no Jornal do Brasil, O Globo, Folha de SP e  O Globo. Participou de nove coberturas de Copas do Mundo. Três prêmios Esso em 1982 e 1983 ( por equipe no Jornal do Brasil) e 1994 jornal O Globo por informação esportiva. Atualmente é o presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro (ACERJ).

  • Rafael Marques – Vice presidente da ACERJ/ Rádio Globo

Chefe de Reportagem da Rádio Globo desde 2011, onde começou como repórter em 2002. Cobriu duas Copas do Mundo (2010 e 2014) e ganhou o Prêmio João Saldanha em 2011 com a melhor reportagem de rádio esportivo de 2010.

  • Sergio du Bocage –  (TV Brasil/Rádio Nacional/diretor financeiro da ACERJ)

formado pela Universidade Federal Fluminense. Apresentador do programa “No Mundo da Bola”, da TV Brasil, e Coordenador de Esportes das Rádios EBC (Nacional e MEC). Iniciou na carreira em 1982, no Jornal dos Sports, como estagiário. Exerceu diversas outras funções, até a editoria geral do jornal. De 2012 a 2015, foi comentarista da Rádio Globo.

  • José Rezende – Membro do Conselho Superior da ACERJ

Carioca, nascido na Tijuca, tem 52 anos de carreira. Começou sua trajetória, após ser aprovado no concurso para Locutor Esportivo, na extinta Emissora Continental, em 1963. Rezende trabalhou nas rádios Tupi, Nacional, América, Bandeirantes, Mauá, Carioca e Cabo Frio. Na televisão, atuou no SBT como um dos apresentadores do telejornal Noticentro ao lado de Correia de Araújo, Fernando Sérgio e André Camarinha, e transmitiu jogos do Rio de Janeiro para a Rede Amazônica de Televisão. Dirigiu os Departamentos de Esportes das Rádios Nacional, depois da saída de Jorge Curi, América, Cabo Frio e Carioca. Na Associação Brasileira de Imprensa, Rezende criou o Centro Histórico-Esportivo. Autor dos livros Hei de Torcer até Morrer, Eternamente Bangu e Vai dar Zebra, contando a história do futebol do América, Bangu e dos clubes pequenos.

Associado fundador da ACERJ, colabora com a parte cultural, criando projetos que atendam a preservação da memória do jornalismo esportivo e da memória esportiva brasileira e é colunista do Jornal JBJ (Jornal da Barra e de Jacarepaguá) e do site da ACERJ. Seu blog “álbum dos esportes” apresenta fatos e personagens da história do esporte..

  • Eraldo Leite – Presidente da ACEB / Rádio Globo

Formado em jornalismo pela UFRJ. Tem 35 anos como repórter esportivo. Atualmente é comentarista da Rádio Globo, além de coordenador de equipe há 12 anos. Fez cobertura de 9 Copas e 1 Olimpíada. Foi presidente da Acerj por 6 anos (2 mandatos) e hoje é presidente da ACEB.

  • Prof. Lysio Séllos – diretor do Campus da UVA Tijuca

Diretor da Universidade Veiga de Almeida – UVA – é Engenheiro Civil formado pela UFRJ, Doutor em Engenharia de Produção / Pesquisa Operacional / Gestão de Projetos pela COPPE/UFRJ, Mestre em Produção Civil pela UFF, Coordenador do SEGRAC – Núcleo de Pesquisa em Ciências da Engenharia da Escola Politécnica da UFRJ. É Sócio-Diretor do Grupo AllProject onde é o responsável por diversas soluções voltadas para a gestão de negócios e projetos complexos de grande porte. Também atuou, de 1995 a 2008, como Gerente de Planejamento de Empreendimentos Civis no Grupo Brascan (atual Brookfield) participando de processos de seleção, planejamento, execução, controle, encerramento, qualidade e assistência técnica de obras e projetos de construção. Desenvolvedor de sistemas aplicados ao Gerenciamento de Projetos, é responsável por diversas soluções de T.I. direcionadas para o controle e distribuição de informações gerenciais, orçamentação, administração de contratos, controle e medição de serviços de engenharia, assistência técnica e controle de versão de documentos. Atua como professor e coordenador (MBA’s, Treinamento Executivo, e Graduação) em diversas instituições tais como COPPEAD, POLI/UFRJ, FGV, SENAC/RJ, UVA, e SEGRAC tendo seu foco direcionado para as áreas de Gestão de Projetos e Planejamento Estratégico.

  • Cristina Dissat – Blog Fim de Jogo, diretora de Comunicação e Marketing da ACERJ

Jornalista formada pela UFF (1983), com passagens pela Manchete, Fatos e Fotos e outras publicações da Bloch Editores. Pós-graduação em Comunicação Digital (2007), membro do Júri do Prêmio Ibest por três edições consecutivas. Em 1997/1998 começou a estudar e trabalhar em produção de conteúdo na internet na área de saúde e em 2004 na área de esportes com a criação do blog Fim de Jogo, um dos primeiros blogs jornalísticos no país, com visão hiperlocal. Atualmente é diretora de comunicação e marketing da ACERJ; membro do grupo dos influenciadores digitais da Rio 2016 e do Flamengo; sócia diretora da DC Press.

  • Antônio José Nascimento 

Responsável pela cobertura de cinco Olimpíadas e quatro Copas do Mundo. Até o início de fevereiro, foi o Secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte.

  • José Carlos Araújo – Transaamérica

Somando as duas passagens pela Rádio Globo, são 42 anos, passou pela Bradesco Esportes e Rádio BandNews. Atualmente comanda o Futebol Show da Rádio Transaamérica, o programa esportivo de TV, o  SBT Esporte Rio e também é colunista do jornal Metro.

  • Renato Maurício Prado – O Globo / Fox Sports

Trabalhou no Jornal do Brasil, Revista Placar, Sportv e Rádio Globo. Atualmente escreve uma coluna esportiva no O Globo, é apresentador do programa “A Última Palavra”, no canal Fox Sports.

  • Alexandre Loureiro – Fotógrafo Esportivo

Começou em 1995 no Jornal Povo do Rio onde ficou até 1999. Entre 2000 e 2002 foi fotógrafo da assessoria de imprensa do Clube de Regatas do Flamengo. A partir de 2003 passou a ser fotografo freelancer com passagens nos jornais Lance, Extra, O Dia, Revistas Placar, Manchete Carnaval, Site Uol, Agências GettyImages, Inovafoto, Fotocom, Vipcomm, Agif e trabalhos para empresas e confederações como Olimpykus, Nike, Adidas, Comitê Rio 2016, FIFA, COB, CBB, CBV, CBAt, UFC. Foi primeiro colocado no prêmio “Sou melhor em campo”, promovido pela Nikon, na Copa do Brasil 2014.

  • Vinicius Perazzini – Lancenet

Vinícius Perazzini, jornalista do Grupo LANCE! desde 2009, repórter na cobertura do Botafogo entre 2010 e 2013 e editor da home do LANCE!Net desde 2013.

  • Saulo Campos – Approach 

Coordenador do núcleo de esporte da Approach, jornalista formado em 2009, pela Universidade Estádio de Sá, e pós-graduado em marketing, pelo Centro Universitário da Cidade (2011), e em Gestão e Marketing Esportivo, pela Trevisan Escola de Negócios (2014). Está na Approach desde 2008 e em 2011 assumiu o atendimento da conta da FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), que compreende além da assessoria de imprensa, o credenciamento e a operação de imprensa em todos os jogos de futebol televisionados no estado do Rio de Janeiro. Além da FERJ, já atendeu os atletas patrocinados pela marca de lubrificantes Mobil e a Klefer, agência de marketing esportivo e a assessoria nacional das seleções da África do Sul (2010) e Holanda (2011) em suas visitas ao Brasil.

  • Paulo Mac Culloch – Approach

Jornalista formado pela FACHA, com pós-graduação em Marketing pela UniverCidade, tem 10 anos de experiência   no mercado de comunicação, com atuação em assessoria de imprensa, redação e comunicação corporativa. Durante quatro anos respondeu pelo trabalho de assessoria de imprensa da Red Bull Brasil. Atualmente é gerente do núcleo de Esportes da Approach; onde trabalha desde de 2004. Tem experiência em gerenciamento de crise, planejamento estratégico e de comunicação.

  • Tiago Pereira 

Coordenador de Comunicação do Maracanã desde outubro de 2013. Antes de assumir a função no Maracanã, trabalhou por 9 anos no LANCE!, sendo estagiário, repórter, correspondente e editor do jornal de 2010 a 2013.

  • Rafael Sena – Coordenador de Mídias Sociais da Rio 2016

Formado em Propaganda e Marketing, iniciou o curso de pós-graduação de comunicação digital e atua na área de marketing digital desde 2010. Atuou como relacionamento digital na Kawasaki Brasil, Grupo RBS (portal ObaOba), RP 2.0 para a Ambev na In Press Porter Novelli de São Paulo, se mudou para o Rio de Janeiro para cuidar do planejamento digital da In Press Porter Novelli Rio onde trabalhou com Texaco, Unimed-Rio, BNDES e O Boticário e atualmente coordena a área de mídias sociais dos Jogos Rio 2016.

  • Arthur Muhlenberg – Coordenador de conteúdo do site do Flamengo

Carioca, publicitário especializado em marketing político e roteirista de cinema e televisão. Entre 2003 e 2007 foi um dos editores do Blog da Flamengonet, editou e escreveu o Urublog – Blog do torcedor do Flamengo no globoesporte.com por 8 temporadas, onde conquistou o Prêmio Ibest (2008) e 4 Prêmios Top Blog (2009 – 2012). Atualmente é um dos autores do blog República Paz & Amor e gerente de conteúdo do C.R. Flamengo.

  •  Álvaro Oliveira Filho – CBN

Começou no jornalismo na editoria de esportes de O Globo, em 1987. Entre 2000 e 2002, fui editor do Lance! E desde 2002 estou na CBN. Realizou cobertura de uma Copa do Mundo pelo Lance!, em 2002, e mais três pela CBN (2006, 2010 e 2014).

  • Thiago Pinheiro – Blog GloboEsporte.com

Jornalista, blogueiro do Botafogo no Globoesporte.com e autor do livro “Botafogo – Muito Mais que um Clube” (2010).

  •  Jairo Rocha Filho – Blogueiro/Twiteiro – Vasco da Gama

Publicitário, ex conselheiro do Vasco da Gama, colunista no Blog da Colina e no Ao Vasco Tudo.

  • Celso Pupo – Blog Fim de Jogo

Fotógrafo e designer gráfico; fotógrafo e diretor de arte do Blog Fim de Jogo; sócio-diretor da DC Press; fotógrafo da equipe da Agência FotoArena; realizou cobertura da Copa do Mundo 2014 e Copa das Confederações 2013. Segundo colocado no Prêmio “Eu sou o melhor em campo”, concurso de fotografia da Copa do Brasil 2014, promovido pela Nikon.

  • Lúcio Bairral – Equipe do pó de arroz – Twitter – Fluminense

Publicitário  formado pela  ESPM-Rio  com MBA  em marketing  pela FGV -Rio. Colaborador  do site  Pó-de-arroz,  cronista do Blog  e TV  Panorama Tricolor  e comentarista  da Rádio  Canal Fluminense. Concluiu  o curso de Gestão  estratégica de clubes  de futebol  na ESPM-SP;  trabalhou como consultor  de marketing  no Volta Redonda F.C. ; palestrou na UBM (Centro Universitário de Barra Mansa) no evento “Conversa Afiada” de marketing esportivo. Co-autor do livro De Oswaldo Gomes a Fred, a história do Fluminense Football Club no  centenário  da Seleção Brasileira,  a ser lançado  entre  Abril e Maio de2015″.

  • Freitas Neto – Bradesco Esportes FM

Locutor Esportivo da Rádio Bradesco Esportes FM 91.1, do Grupo Bandeirantes de Comunicação. Radialista com passagem pela Rádio Grande Rio AM 1560, Rádio Carioca AM 710, Rádio RDC 1480, Rádio Sonora, Rádio Bandeirantes AM 1360, Rádio Fluminense AM 540, Rádio Bradesco 91.1.

  • Buda Mendes – Fotógrafo Esportivo

Fotógrafo staff da Getty Images. Começou como designer em agências de publicidade onde ele se envolveu com a fotografia. A partir de 2006 resolveu se especializar na área da fotografia esportiva na FERJ em 2006 e como freelancer para agências do esporte e sites de notícias. Em 2010, ele se juntou a Getty Images e começou a cobrir eventos, como a Copa América na Argentina, Jogos Panamericanos e Parapan de Guadalajara. Participou da cobertura dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres 2012, Copa das Confederações, a Copa do Mundo de 2014, Copa Davis, UFC e a final do Super Bowl 2015.  No último mês de fevereiro, recebeu a Menção Honrosa do “Portifolio of the Year Getty Images 2014” – Categoria Esportes em toda a Ámerica.

  • Marcelo Guimarães – especialista em marketing, ex-dirigente do Botafogo

Formado em administração de empresas pela UFRJ, com especialização em marketing pela FGV e marketing digital pela INFNET. Atuou como executivo na C&A modas, Laboratório Merck, Valesul Alumínio e Scott Paper.
Foi diretor de marketing do Botafogo FR, tendo sido eleito em 2011 como um dos 5 melhores profissionais de marketing de clubes de futebol do pais. É autor do livro: “Paixão S.A. – Como anda o marketing do seu clube do coração?”. Atualmente, é socio de um grupo de empresas das áreas de produção e marketing, e palestrante e professor da MBA “gestão esportiva” na Trevisan Escola de Negócios”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *