100 anos de Seleção Brasileira

Por José Rezende

As seleções do Rio de Janeiro e de São Paulo, principais centros futebolísticos do país, passaram a se enfrentar nos idos de 1906. Quando os paulistas derrotaram os cariocas por 4 a 0, os vencedores estimulados com o resultado aproveitaram a presença de uma equipe sul-africana na cidade para acertar um amistoso.

Desfalcada de alguns de seus melhores jogadores, devido a uma divergência entre a Associação Athlética Palmeiras e a Liga Paulista, a seleção paulista perdeu para o South Africa FC por 6 a 0.

Várias partidas amistosas foram realizadas por clubes, seleções estaduais contra combinados e equipes estrangeiros. O centro das disputas pelo comando do futebol se localizava nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Na capital bandeirante, o Paulistano e outros clubes criaram a Associação Paulista de Esportes Athléticos contrapondo-se a Liga Paulista de Foot-Ball. As duas entidades guerrearam para ver quem teria a primazia de fundar a primeira entidade nacional.

No Rio, a Liga Metropolitana de Sports Athléticos, com o apoio da APEA, criou a Federação Brasileira de Sports, no dia 8 de junho de 1914. Nessa mesma reunião, foram criados O Comitê Olímpico Brasileiro e a Federação Brasileira de Sports Terrestres.

Em julho chegava ao Brasil, vindo da Argentina, o Exeter City FC, da 3ª divisão profissional inglesa. A presença de um time da terra dos inventores do futebol movimentou a cidade. Muitos torcedores se aglomeravam em frente ao Hotel dos Estrangeiros, na Rua Senador Vergueiro com a Praça José de Alencar, onde estava a delegação inglesa, para ver os jogadores.

O Exeter City tinha derrotado um combinado de jogadores ingleses que defendiam clubes cariocas por 3 a 0 e venceu a seleção carioca por 5 a 3. Os bons resultados conseguidos pelos ingleses aumentaram a expectativa para a partida programada diante da seleção brasileira.
A Federação Brasileira de Sports convocou os melhores jogadores cariocas e paulistas. Destacavam-se Marcos Carneiro de Mendonça, Friedenreich, Abelardo Delamare, Rubens Sales, Sylvio Lagreca. Estava formada a primeira seleção brasileira de futebol.

No dia 21 de julho de 1914, há cem anos, mais de 5 mil expectadores lotaram o campo na Rua das Laranjeiras. Aos 15 minutos de jogo, o tricolor Osvaldo Gomes balançou a rede inglesa. Ainda no 1º tempo, aos 30 minutos, Osman fechava o placar: Brasil 2 x Exeter City 0.

A técnica dos brasileiros surpreendeu os profissionais do Exeter City que, em alguns momentos do jogo, apelaram para a violência. Rubens Sales levou forte pancada nas costelas e Friedenreich perdeu dois dentes.

Alguns jogadores ingleses ameaçaram abandonar o campo, inconformados com a superioridade da seleção brasileira. Mas foram contidos pelo capitão da equipe.

Marcos (Fluminense), Píndaro (Flamengo) e Nery (Flamengo); Lagreca (A.A.São Bento – SP), Rubens Sales (CA Paulistano – SP) e Rolando (Botafogo); Osvaldo Gomes (Fluminense), Abelardo (Botafogo), Friedenreich (CA Ipiranga), Osman (América) e Formiga (CA Ipiranga) formaram a primeira seleção de futebol do Brasil.

Cartaz que anunciava os jogos do Exeter City no Rio de Janeiro.

F 01 - Brasil - 1914 - Brasil x Exeter City - anúncio do jogo

Seleção brasileira antes da partida diante do Exeter City: Píndaro, Marcos e Nery; Lagreca, Rubens Sales e Rolando; Osvaldo Gomes, Abelardo, Friedenreich, Osman e Formiga.

F 02 - Seleção brasileira

Lance da partida entre Brasil 2 x Exeter City 0

F 03 - Brasil 2 x Exeter City 0 - lance-1
Sugestão de leitura – Acesse: albumdosesportes.blogspot.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *