5 de março – Dia do Cronista Esportivo

No dia de hoje, 5 de março, comemora-se o Dia do Cronista Esportivo no Estado do Rio de Janeiro. A data foi escolhida por ser o dia da fundação da entidade que originou a ACERJ.

No dia 5 de março de 1917 foi fundada a Associação de Cronistas Desportivos (A C D), tendo como primeiro presidente Mário Polo, que ocupou o cargo até 1921. Seu sucessor foi Célio de Barros, que dá nome ao estádio de atletismo do complexo do Maracanã e que presidiu a ACD até 1926. Depois dele foram presidentes Fernando Nogueira Pinto, Gérson Bandeira, Antenor Soares Magalhães, novamente Célio de Barros e Issac Amar.

Paralelamente à ACD, existiu o Departamento de Imprensa Esportiva (DIE), pertencente à Associação Brasileira de Imprensa (A.B.I.). Em 1967 os cronistas esportivos decidiram fundir as duas entidades em uma só, surgindo daí a Associação de Cronistas Esportivos da Guanabara (ACEG), que, em razão da fusão dos estados do Rio e da Guanabara, em 1975, se tornou ACERJ. O primeiro presidente da nova fase da Entidade, foi Lóris Baena Cunha, nosso maior decano, hoje com 92 anos.

Neste 5 de março de 2018 a ACERJ completa 101 anos, mantendo-se viva e forte na luta pelos direitos dos cronistas esportivos, que, durante todo esse tempo, contaram a história do futebol carioca e brasileiro, a saga dos clubes, das entidades e dos jogadores que tornaram o futebol brasileiro o mais famoso e vencedor do mundo. Desde Zizinho, Didi, Ademir, Garrincha, Zagallo, Amarildo, Zico, Romário, Roberto, os nossos craques sempre tiveram sua história imortalizada pelos grandes cronistas esportivos: Luiz Mendes, José Castelo, Luís Bayer, Geraldo Pedroza, Mário Derrico, Oldemário Touguinhó, foram alguns que presidiram a ACERJ.

Aos cronistas esportivos, esta homenagem da Associação de cronistas Esportivos do Rio de Janeiro.

Uma resposta para “5 de março – Dia do Cronista Esportivo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *