50 Anos do Gol mais Rápido no Maracanã

Por José Rezende

No dia 7 de março de 1965, Vasco e Palmeiras se enfrentaram, no Maracanã, em jogo válido pelo Torneio Rio São Paulo. Armando Marques apitou o início da partida e de imediato o time do Palmeiras, que dera a saída, procurou o ataque com um lançamento de Djalma Santos para o veloz ponteiro Gildo . O jogador palmeirense recebeu, penetrou na área e tocou no canto esquerdo do goleiro Levis. O jornal Última Hora publicou que o gol ocorreu aos 5 segundos; para o Jornal do Brasil o gol foi aos 9 segundos e para outros jornais Gildo marcou aos 7 segundos.

O fato é que o gol do pernambucano Gildo entrou para a história como o mais rápido no Maracanã. Entrevistado, recentemente, quando seu feito completou 50 anos, o ponta do Palmeiras declarou que o técnico argentino Filpo Nuñez instruía a equipe para tentar surpreender o adversário logo no início do jogo:

“Filpo era muito exigente e toda hora falava que tinha que fazer o gol mais rápido. Ele treinava muito esse tipo de jogada. Eu marquei, mas o mérito também foi dele.

Ele me dizia para não ir pela lateral, pois mesmo que ganhe na corrida, vai perder o ângulo. Então, entra pela diagonal para desembarcar direto no quarto zagueiro. Quando o goleiro sair, você estará ali e não fechar os olhos”.

Aproximadamente 35 mil pagantes viram o gol de Gildo. O Palmeiras venceu o Vasco por 4 a 1 com mais dois gols de Tupãzinho e um de Ademar Pantera. Célio marcou para o time carioca.

As equipes jogaram com as seguintes escalações:

Palmeiras – Valdir, Djalma Santos, Djalma Dias (Tarcisio), Waldemar Carabina (Souto) e Geraldo Scotto; Gildo, Servílio (Ademar Pantera), Tupãzinho e Rinaldo.

Vasco –Levis, Joel, Brito, Barbosinha e Ari; Maranhão e Oldair; Luizinho, Saulzinho, Célio e Zezinho.

O Palmeiras se sagrou campeão do Torneio Rio São Paulo e o Vasco ficou em 2º lugar. Era a época da Academia do Parque.

 

  • Gráfico do gol de Gildo. O ponteiro palmeirense recebe de Djalma Santos, avança, vence o goleiro Marcelo, segundo o gráfico, e abre a contagem. Nesse jogo, Levis foi o goleiro do Vasco.

F 01 1965 - gráfico do gol mais rápido no Maracanã -  Gildo

  • Gildo mostra a manchete sobre seu gol histórico.

F 02 - 1965 - Palmeiras 4 x Vasco 1 - manchete do  jornal

  • Gildo na equipe do Palmeiras, em 1964: Djalma Santos, Valdir, Tarcísio, Djalma Dias, Zequinha e Geraldo Scotto; Gildo, Vavá, Servílio, Ademir da Guia e Bececê.

F 03 - time do Palmeiras em 1964

  • Equipe do Palmeiras, campeã do Torneio Internacional do IV Centenário do Rio de Janeiro, em 1965, com a mesma escalação do jogo diante do Vasco: Djalma Santos, Valdir, Waldemar Carabina, Djalma Dias, Dudu e Geraldo Scotto; Gildo, Servílio, Tupãzinho, Ademir da Guia e Rinaldo. Os adversários do Palmeiras no torneio foram o Peñarol, Fluminense e a Seleção Paraguaia.

F 04 - 1965 - Palmeiras - vencedor Torneio IV Centenário  do Rio de Janeiro

  • Filpo Nuñez e os jogadores Dudu, Picasso, Zequinha, Vavá e Ferrari.

F 05 - Filpo Nuñez técnico do Palmeiras