Eleições na ACERJ

A Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro realiza na última semana do mês de abril, conforme reza seu Estatuto, Assembleia-Geral Ordinária para eleição de nova Diretoria, Conselho Superior e Comissão Fiscal, que cumprirão mandato de três anos.

O Edital de convocação da Assembleia Geral Ordinária foi publicado neste dia 3 de abril, no Diário Lance e afixado da secretaria da Entidade, cumprindo as exigências legais.

As eleições se darão dia 25 de abril, na sede da ACERJ (Rua da Quitanda 45, 4º andar), das 10 horas às 18 horas. Os associados do norte do Estado do Rio (Campos, Macaé e adjacências) e do sul do Estado do Rio (Volta Redonda, Barra Mansa, Resende e adjacências) votarão em suas regiões (Campos e Volta Redonda, respectivamente) na véspera, dia 24 de abril, conforme o artigo 34 do Estatuto.

Inscrições de Chapas

As chapas dos concorrentes para as eleições deverão ser registradas na Secretaria da ACERJ até o dia 10 de abril (15 dias antes da eleição), conforme artigo 38 do Estatuto, e assinadas em forma de requerimento pelos candidatos. Nelas deverão constar os nomes e cargos dos concorrentes, com suas devidas assinaturas, a denominação da chapa e a sua cor.

De acordo com o artigo 31 do Estatuto da ACERJ “terão direito a voto os sócios fundadores, vitalícios e militantes, que estejam com suas obrigações sociais em dia. Aqueles que estiverem em débito poderão saldá-lo antes de assinarem o livro de presença e na secretaria da entidade”.

O voto será secreto, e não será aceito voto por procuração (artigo 36).

Somente associados com mais de 6 (seis) meses no quadro social poderão votar, e por mais de 12 (doze) meses poderão concorrer a cargos da Diretoria e Comissão Fiscal.

Para o Conselho Superior os candidatos deverão ter no mínimo 5 (cinco) anos de permanência no quadro associativo, e para os ex-presidentes, vitalícios e fundadores não há nenhuma restrição (artigo 37).