Em Atlanta, 3 ouros, 3 pratas e nove bronzes

Por: José Rezende

Atlanta, capital do estado da Geórgia, cidade natal de Martin Luther King Jr, líder afro-americano dos direitos civis dos negros, sediou os XXVI Jogos Olímpicos, em 1996.

O extraordinário Muhamed Ali, três vezes campeão mundial de box, protagonizou o momento de maior emoção na abertura dos jogos. Ele acendeu a tocha olímpica, superando o Mal de Parkison que o acometia.

A vela deu ao Brasil duas medalhas de ouro: Robert Scheidt,a classe Laser e  Marcelo Ferreira e Torben Grael, na classe Star. Lars Grael e Henrique Pelicano, na classe Tornado conquistaram a medalha de bronze.

Duas duplas femininas brasileiras formadas por Jaqueline Silva e Sandra Pires Adriana Samuel e Mônica Rodrigues fizeram a festa verde e amarela no vôlei de praia.

Jacqueline e Sandra venceram e ficaram com a medalha de ouro, deixando a prata para Adriana e Mônica.

A seleção brasileira feminina de basquete manteve-se invicta até a partida final com os Estados Unidos.  O Brasil realizou uma bela campanha, confirmando sua condição de campeão mundial.

Os resultados obtidos pela seleção brasileira foram os seguintes:

Canadá 89 x 56

Rússia 82 x 68

Japão 100 x 80

China 98 x 83

Itália 75 x 73

Cuba 101 x 69

Ucrânia 81 x 60

Estados Unidos 86 x 111

Gustavo Borges, na natação, ganhou duas medalhas. Uma de prata nos 200 metros livres e a outra  de bronze nos 100 metros livres, enquanto Fernando Scherer, o Xuxa, conquistou o bronze nos 50 metros livres.

A equipe do revezamento 4 x 100, formada por André Domingos, Arnaldo Oliveira, Edson Luciano Ribeiro e Robson Caetano, chegou em 3º lugar, conquistando o bronze.

A seleção brasileira de futebol perdeu para a Nigéria na semifinal e na disputa do 3º lugar goleou Portugal por 5 a 0, ficando com a medalha de bronze.

Os destaques da nossa equipe eram o goleiro Dida, Aldair, Roberto Carlos, Bebeto, Juninho Paulista, Rivaldo, Zé Elias, Luizão e Ronaldo.

No salto por equipe, Álvaro Afonso de Miranda Neto (Doda), André Johannpeter, Luiz Felipe Azevedo e Rodrigo Pessoa conseguiram a medalha de bronze para o hipismo brasileiro.

O judô trouxe de Atlanta duas medalhas de bronze. Uma com o meio-leve Henrique Guimarães  e outra com o meio-pesado Aurélio Miguel.

F 01 - Cassius Clay - acende a tocha olímpica em Atlanta - 1996

  • Mohamed Ali acende a tocha olímpica na abertura das olimpíadas de Atlanta.

F 02 - 4 brasileiras no pódio

  • Na final do vôlei de praia, em Atlanta, a presença de quatro brasileiras: Mônica Rodrigues, Adriana Samuel, dupla de prata, e Jaqueline Silva e Sandra Pires, dupla de ouro.