Jornal ACERJ Voltará a Circular

unnamedUma parceria entre a Faculdade Pinheiro Guimarães (FPG) e a ACERJ trará de volta o Jornal da entidade. O trabalho será orientado pelo presidente da associação, Marcos Penido, e pelo coordenador e professor da instituição de ensino, André Luiz Cardoso. A novidade será a opção pela versão online do veículo ao invés da impressa.

Alunos da disciplina eletiva de Jornalismo Esportivo já trabalham para primeira edição e na última quinta-feira, 16, se reuniram para o debate e distribuição das pautas, a partir de sugestões do editor Marcos Penido. O jornal terá cinco editorias, estabelecidas das seguintes formas:

 

  • Impresso: “Novo jornal surgindo no Rio de Janeiro – O Carioca”
  • Rádio: “Como as mulheres conquistaram esse espaço”
  • TV: “Esportes Radicais, uma mania que pegou”
  • WEB: “Mudanças e adaptações para o conteúdo mais moderno/Novas Mídias”
  • Perfil: “Mauro Leão – Mudança do impresso para o rádio popular”

 

O trabalho contará como horas de atividades complementares para os alunos, mas serve também de experiência àqueles que estudam para no futuro serem jornalistas qualificados.

“Essa parceria com a ACERJ é muito importante para a instituição e, também, para o aluno. Nesse aprendizado, saindo da sala de aula e indo ao estádio, eles veem as dificuldades da profissão, como é a corrida pela notícia e o clima de uma coletiva. Observam as dificuldades na rotina dos profissionais, muitas vezes tendo que trabalhar sentados no chão, com os notebooks no colo, ou com o gravador encostado nas caixas de som para capturar as entrevistas com mais qualidade. É fundamental vivenciar tudo isso. Uma realidade que para eles é fantástica”, explicou o professor André Luiz.

Marcos Penido comentou que a reativação do jornal com a Pinheiro Guimarães era um sonho que vai aos poucos se transformando em realidade. O presidente foi editor na antiga edição do jornal.

“A volta do nosso jornal em parceria com a faculdade, agora em um novo formato, é importante também para uma decisão sobre a carreira dos estudantes. Para quem traz no sangue a formação no impresso, é uma escola inesquecível. Como todas as formas de comunicação são importantes, e cada vez mais imprescindíveis atualmente, nada melhor que uma interação entre jornalistas e estudantes, cujo resultado final seja um produto atualizado, informativo e moderno, capaz de despertar em cada um a certeza de que apesar de todas as dificuldades e obstáculos vale a pena amar a escolha feita”, disse o presidente.

Não somente o jornal promoverá troca de experiências, mas outras atividades poderão ser compartilhadas, assim como os associados e outros têm benefícios na FPG.

“Entre as propostas, estão outros projetos que nossos alunos podem participar om relação a eventos, produção de programas de rádio e até de TV para o site da entidade. Em contrapartida, tem de ser frisado, o associado e funcionários da ACERJ, bem como familiares, têm direito à bolsas de estudo de 50% do ensino infantil (todas as unidades) ao superior (faculdade de jornalismo)”, finalizou André Luiz.

Para mais informações entre em contato com a ACERJ pelo telefone (21) 2224-6318 ou na sede da entidade que funciona na Rua da Quitanda, 45, Centro – 4º andar, Rio de Janeiro/RJ. CEP: 20011-030. Horário de atendimento das 9h às 18h. A Pinheiro Guimarães fica na Rua Silveira Martins, 151/153 – Catete/RJ. Telefone (21) 2205-1323.