Marcondes e Name

Por José Rezende

Em 1959, Carlos Marcondes e Otávio Name integravam a equipe esportiva da Emissora Continental. Marcondes trabalhou por muitos anos na Continental, ocupando a chefia do esporte após a saída de Waldir Amaral para a Rádio Globo, em 1962.

Quando a Continental foi vendida ao grupo da Rádio Capital, Marcondes foi trabalhar na Rádio Tupi com Doalcei Camargo. Na Tupi, ele também exerceu a função de assessor da Direção Geral. Na televisão apresentou o programa “Prova dos nove”, na TV Continental.

Otávio Name era também professor. Sua capacidade de improvisação e o domínio da língua portuguesa facilitavam suas intervenções atrás do gol nas transmissões esportivas. Name era considerado um dos melhores “pontas” do rádio carioca. Quando escalado como comentarista, suas atuações eram brilhantes.

Antes de Vasco 2 x Flamengo 2, partida amistosa em disputa da Taça Cidade do Rio de Janeiro, no dia 1 de março de 1959, no Maracanã, Marcondes, exercendo a função de repórter, e Name entregam a Orlando, capitão do Vasco, o disco em homenagem ao título de supersupercampeão carioca de 1958.

Jogo Vasco x Flamengo no Maracanã, 34 negativos 6x6 cm PB acetato