Memória do Jornalismo Esportivo: Alfredo Raymundo

Por José Rezende

O atual Diretor Geral da Rádio Tupi era destacado repórter esportivo nas décadas de 50 e 60 no rádio carioca. Sua primeira experiência aconteceu na Rádio Difusora de Petrópolis, cidade onde o garoto Alfredo viveu a infância e a adolescência. A tarefa era acompanhar e informar o andamento do segundo jogo da rodada. Estreou na partida Flamengo 1 x Olaria 0, realizada na Rua Bariri.

Na Rádio Globo iniciou realmente sua carreira profissional sob o comando de Doalcei Camargo. Em 1962, quando Waldir Amaral deixou a Emissora Continental para assumir o Departamento de Esportes da Rádio Globo, Alfredo Raymundo após o encerramento de seu contrato, se transferiu para a Rádio Guanabara, onde estava seu amigo Doalcei Camargo. Sua referência era Geraldo Borges, o grande repórter esportivo daquela época, que trabalhava na Emissora Continental.

Gostava de ser repórter esportivo, porém quis dar voos mais altos. As oportunidades surgiram com os convites de Roberto Marinho. O agora administrador Alfredo Raymundo recuperou duas rádios. Primeiro a Rádio Imperial de Petrópolis e depois a Rádio Tiradentes de Belo Horizonte. Sua chegada a Rádio Tupi fez da emissora associada a Super Rádio Tupi, cuja audiência a coloca como uma das maiores rádios do Brasil.

  • Após a conquista do título de campeão carioca de 1957, Didi é entrevistado por Alfredo Raymundo ainda no gramado do Maracanã. O Botafogo venceu o Fluminense por 6 a 2.

F 01 - Alfredo Raimundo entrevista Didi - 1957

  • Alfredo Raymundo produzia e apresentava o quadro “Craque da rodada’ no programa do Chacrinha, na TV Rio. Vemos Chacrinha, vestido de baiana, Gerson e Alfredo Raymundo.

F 02 - Alfredo Raymundo - Chacrinha, Gerson e Alfredo  Raimundo

  • Alfredo acompanha o atendimento médico a Altair, zagueiro do Fluminense.

F 03 - Alfredo Raymundo e Altair

  • Equipe da Rádio Guanabara, em 1963: à esquerda de cima para baixo, Doalcei Camargo, João Saldanha, Mario Vianna, Sérgio Paiva, Paulo César Tênius e Vitorino Vieira; à direita de cima para baixo, José Dias, Geraldo Serrano, Airton Rebelo, Fernando Carlos, Alfredo Raymundo e Rujany Martins.

F 04 - Alfredo Raymundo - Jornalismo Esportivo - 1963 -  equipe esportiva - Rádio Guanabara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *