Prêmio Pearl de Mídia Esportiva

A Associação Internacional de Imprensa Esportiva (AIPS em inglês) organiza anualmente o Prêmio Pearl de Mídia Esportiva. A premiação, que é realizada em Abu Dhabi, tem como objetivo premiar a mídia esportiva em diversas áreas. De acordo com o site da AIPS veja as informações sobre inscrições e premiações.

Prêmios

O único vencedor de cada uma das nove categorias especificadas receberão um Troféu especial a um prêmio em dinheiro no valor de $ 10.000,00 dólares. Os primeiros e segundos colocados em cada categoria também serão convidados para participar da cerimônia de premiação em Dezembro e receberão uma premiação em dinheiro no valor de $ 1,500 dólares. Um prêmio também será entregue para a cobertura de um projeto social envolvendo uma iniciativa esportiva com alvo de melhoras as vidas daqueles menos afortunados ou marginalizados. O Prêmio ” O Esporte por um mundo melhor ” traz uma premiação de $ 10.000,00 dólares para o profissional de mídia em questão e uma doação de $50.000,00 dólares para a empresa ou projeto que o sujeito da cobertura vencedora.

Inscrições

O Prêmio Pearl de Mídia Esportiva será aberto para jornalistas, repórteres de rádio e televisão, fotógrafos e produtores de vídeo em tradicionais e novas plataformas de mídia reconhecidas pelas Associações Nacionais de Imprensa Esportiva, filiadas a AIPS. Freelancers poderão submeter suas trabalhos nos prêmios de Website e somente trabalhos publicados entre 1 de Setembro de 2014 e 31 de Agosto de 2015 serão considerados. Os trabalhos podem ser feitos em qualquer idioma.

As inscrições deverão apenas serem feitas através do website do Prêmio – www.sportmediapearlawards.com – antes do dia 7 de Setembro de 2015. Documentos auxiliares e prova de publicação também precisam ser submetidos através da inscrição online no website. O máximo de duas inscrições separadas por candidato é permitido para qualquer categoria.

Todos os candidatos devem ter idade a partir de 18 anos, completados antes de 01/09/2014 ou mais velho.

O Troféu

A Pérola é um o símbolo do Prêmio Pearl de Mídia Esportiva: o troféu pérola é concedido somente aos vencedores de categoria elegível, com o adicional de um bônus de U$ 10,000 dólares. A imagem da pérola possui uma significante particularidade para a herança de Abu Dhabi, onde a pérola mergulhando formou parte da emergente economia da cidade. A pérola é também globalmente reconhecida como um símbolo de singularidade e superioridade.

Categorias do Prêmio

 

  •  Fotografia

As categorias abaixo são abertas para fotógrafos profissionais que, em tradicionais e novas plataformas de mídia, podem capturar melhor uma imagem estática:

– Proeza atlética: Uma imagem que retrate um momento impressionante de excelência e realização esportiva.

– Emoção: Uma imagem que capture magistralmente o impacto emocional daqueles envolvidos com o esporte, ou daqueles espectadores do esporte, ou ambos.

 

  • Escrita

Essas categorias são dedicadas para a palavra escrita, englobando cor escrita e coluna escrita em tradicionais ou novas plataformas de mídia:

– Melhor Coluna: Uma peça que demonstre melhor relevância, conhecimento e autoridade no campo da escrita esportiva.

– Melhor Peça de Cor: Escrita que capture melhor a emoção e senso de ocasião em um evento esportivo.

 

  • Áudio

Esta categoria reconhece a excelência no jornalismo esportivo produzido em formatos de áudio.

– Este prêmio reconhece as habilidades especiais requeridas para apresentar conteúdo para o rádio, TV, transmissão digital, incluindo podcasts e vodcasts.

 

  • Vídeo

O prêmio de vídeo é dedicado àqueles que, em tradicionais e novas plataformas de mídia, aproveitam a imagem em movimento no esporte, vinda do cameraman para o transmissor web de vídeo, para o produtor ou time de produção representado por uma cobertura individual de um evento esportivo.

– Documentário: Um vídeo que relate uma história convincente e reveladora sobre algum aspecto do esporte mundial.

– Sequência de ação: Um vídeo que capture, em uma sequência breve, o espetáculo, energia, dinamismo e espírito de uma conquista esportiva.

 

  • Weblog Jornalístico

– Será julgado em uma capacidade individual de engajar, sustentar e estabelecer uma comunidade online ao redor da discussão do esporte e troca de opiniões.

 

  • Esporte por um Mundo Melhor

– Este é um prêmio especial dedicado a cobertura de uma iniciativa esportiva, em tradicionais e novas plataformas de mídia, que almejem melhorar as vida dos mais necessitados e marginalizados. Além de ganhar U$ 10,000 dólares, o vencedor do Prêmio Esporte por um Mundo melhor, receberá uma doação no valor de U$ 50,000 dólares entregues para a empresa que é o sujeito da cobertura vencedora.