Restam poucas vagas para o I Curso Acerj de Jornalismo Esportivo

Curso Acerj de Jornalismo EsportivoComeça em agosto o I Curso Acerj de Jornalismo Esportivo, na Faculdade Pinheiro Guimarães. As inscrições estão abertas desde o início de julho e restam poucas vagas para a turma. A aula inaugural será no dia 8, com apresentação dos professores e dos módulos.

Com duração de três meses, o curso será dividido em sete matérias: ​Conhecimento ​Esportivo I e II, ​Jornalismo impresso, ​Radiojornalismo, Assessoria de ​I​mprensa, ​T​elejornalismo e ​Jornalismo ​E​sportivo ​D​igital.

A carga horária total é de 48 ​horas, com aulas às terças e quintas​,​ das 19h às 21h, na Faculdade Pinheiro Guimarães (Rua Silveira Martins, 153 – Catete). O investimento é de R$ 800,00 e ao final do curso será entregue um certificado de conclusão com a chancela Acerj. Alunos da faculdade e membros da associação t​ê​m 20% de desconto. Outras informações na página do curso.

 

Sobre os professores:

Fábio Tubino – Conhecimento Esportivo IFábio Tubino - Curso Acerj

Mestre em história, memória e documento pela UNI Rio. Com mais de 30 anos de atuação no mercado, trabalhou em várias emissoras de rádio como repórter. Foi âncora e comentarista nas Rádios Tamoio, Manchete e Carioca, entre outras. Tem passagem pela redação do Jornal dos Sports e participou da cobertura de três Copas do Mundo: Itália 1990, EUA 1994 e Brasil 2014. É autor do Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte.

 

JJosé Rezende - Curso Acerjosé Rezende – Conhecimento Esportivo II

Sua carreira de Locutor Esportivo começou na Emissora Continental, em 1963. Trabalhou, posteriormente, na Rádio Tupi, Rádio Nacional, Rádio Vera Cruz, Rádio Mauá, Rádio Bandeirantes, Rádio Carioca, SBT, Rede Amazônica de Televisão. Autor dos livros “Hei de torcer até morrer”, “Eternamente Bangu” e “Vai dar Zebra”. Escreve as colunas “Memória Esportiva” e “Memória do Jornalismo Esportivo” no site da Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro.

 

Martha Esteves – Jornalismo ImpressoMartha Esteves - Curso Acerj

É jornalista esportiva há 33 anos. Começou na Revista Placar, trabalhou no Jornal do Brasil e foi subeditora do caderno de esportes de O Dia por 20 anos. Também trabalhou como freelancer para a TV Globo e as revistas Claudia, Caras, Playboy, Quatro Rodas e Marie Claire. Atualmente ocupa o cargo de diretora de comunicação e marketing da Acerj.

 

Rafael Marques - Curso AcerjRafael Marques – Radiojornalismo

Tem a carreira fundamentada no rádio, veículo no qual trabalha desde agosto de 1995. Rádios Relógio, Federal, Carioca, FM Ilha, Brasil LBV, Tupi e, desde novembro de 2002, no Sistema Globo de Rádio. Cobriu duas Copas do Mundo, uma Copa América e os Jogos Rio 2016. Tornou-se chefe de reportagem em janeiro e desde julho de 2016 é o coordenador geral do Esporte Rádio Globo e CBN Rio.

 

Alexandre Bittencourt – Assessoria de ImprensaAlexandre Bittencourt - Curso Acerj

Com 30 anos de profissão, teve passagens pela Rádio Globo, Jornal dos Sports, O Globo e O Dia, além de ter sido Coordenador de Comunicação do Fluminense. Criou a Equipe Furnas Olímpica e Paralímpica e participou da cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016, além dos Pans de Guadalajara 2011 e Toronto 2015. É também professor do Curso de Extensão de Jornalismo Esportivo da Facha e Autor do livro “12º Passageiro – O diário de bordo de um assessor de imprensa”, da Editora Publit.

 

Geraldo Mainenti - Curso AcerjGeraldo Mainenti – Telejornalismo

Mestre em Comunicação Social (PUC-RJ), jornalista formado pela UFRJ, pós-graduado em Docência do Ensino Superior (UCaM) e formado em Direito (Facha). Jornalista desde 1975, com atuação nos principais veículos do Rio e de SP (TV Globo, Globonews, Sportv, TV Bandeirantes, TVS, TV Cultura, O Globo, JS e O Dia, entre outros). Participação nas Copas de 1990, 2002 e 2006 e nas Olimpíadas de 2000, 2004 e 2008. Prêmios: Acerj/1982, Editora Abril/1998 e Rede Globo/2004.

 

Cristina Dissat – Jornalismo ​E​sportivo ​D​igital Cristina Dissat - Curso Acerj

Jornalista formada pela UFF em 1983, é empresária sócia da DC Press e especialista em mídias sociais. Iniciou carreira na Bloch Editores, antes de se tornar empreendedora. Começou a trabalhar com produção de conteúdo para internet em 1999. Tem pós-graduação em comunicação digital, é editora e criadora do Blog ‘Fim de Jogo’ e foi influenciadora digital da Rio 2016. Também é membro da equipe de TI e Esporte, da Riosoft.