Debate sobre os Jogos Olímpicos Abre o II Seminário ACERJ

A mesa “Olimpíadas” deu o pontapé inicial para o II Seminário ACERJ de Jornalismo Esportivo, com debates de alto nível promovido pelos jornalistas Jorge Luiz Rodrigues (SporTV), Silvio Barsetti (Terra), Carlos Eduardo Eboli (CBN) e Iuri Totti (blogueiro). A moderação foi feita por André Luiz Cardoso, professor da Faculdade Pinheiro Guimarães.

O tema proposto discutiu a expectativa para os Jogos Olímpicos com a preparação, os legados e o que de fato o evento representará para os brasileiros, em especial aos cariocas.

Uma parte das apresentações não foi muito otimista em relação ao que vem por aí. As Olimpíadas ainda geram muita desconfiança demonstrada pelos participantes, mas surgiu espaço para manifestações positivas, como foi exposto pelos palestrantes.

“O Brasil perdeu uma grande chance de fazer dessa Olimpíada um trampolim para resolver muitos problemas púbicos. As operações vão ser quase perfeitas, o pessimismo é pelo o todo. Essa é a minha visão e eu vou alimentar o pessimismo mesmo” – Silvio Barsetti.

“Acho que o Rio de Janeiro vai apresentar uma Olimpíada dentro daquilo que o COI exige, mas o que percebo é uma falta de projeto esportivo para o país. Não entendi o que de fato querem com a Olimpíada” – Carlos Eduardo Eboli.

“Esse legado das arenas esportivas é complicado porque não tem como fazer uma criança de cinco anos se apaixonar pelo ciclismo, por exemplo, se não há um esporte de base. Espero que o legado seja plantar uma semente na categoria de base” – Iuri Totti.

“É um trabalho com envolvimento de muita gente. Sportv, por exemplo, vai ter mais de 600 pessoas nessa cobertura.
Eu morei em Londres por cinco meses antes das Olimpíadas. Mesmo lá, com toda estrutura, teve percalço. Acho que é preciso cuidado com esse pessimismo porque cada Olimpíada tem sua particularidade. Será uma coisa diferente. Vamos aprende com um evento a qual jamais tivemos a oportunidade de organizar. Não estou dizendo para vocês serem chapa branca, mas para estarem preparados para esse espetáculo que vai acontecer” – Jorge Luiz Rodrigues.

Depoimentos

Leia mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *